SILAS ANSELMO ZANATTA

40 Anos
Policial Civil
Estudante de Psicologia
Apaixonado por Árvores


"Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas,
Mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".

Carl Gustav Jung

Figueira ( Ficus retusa)

NOME COMUM - Ficus ou Figueira
NOME CIENTÍFICO - Ficus Retusa
FAMILIA - Moraceae
ORIGEM - India e China
CARACTERIZAÇÃO - As ficus constituem uma família com centenas de espécies (é parente da nossa figueira - Ficus carica), é de folha perene ovalada, sendo apreciada pela sua resistência e emissão de raízes aéreas e resposta às técnicas de Bonsai (nomeadamente aramamento).

O Bonsai: Estilo Raizes sobre a rocha, exemplar com 15 anos, 35 centimetros de altura, obtido em um muro onde nesceu naturalmente provavelmente por uma semente depositada por um passaro. cultivado em uma pedra, onde a planta emitiu as raizes aereas que fixaram no solo, dando uma beleza rara ao bonsai.

LOCALIZAÇÃO - Pode ser localizado no exterior durante a primavera e Verão, mas deverá ser protegido no resto do Ano.
REGA - Regar moderadamente o ano inteiro.
NUTRIÇÃO - Deverá ser adubada desde a primavera ao fim do outono e vitaminada o ano inteiro, agradam-lhe os reforços com quelatos de ferro.
TRANSPLANTE - Deve ser transplantada cada 2 anos no fim da primavera (maio/junho) com uma mistura de solo Universal (ver “Ficha Técnica – Solos), normalmente se a planta está saudável junta-se o transplante com a defoliação e o aramamento.
MODELAÇÃO - Suporta Bem todas as técnicas de aramamento, e podas drásticas, normalmente aramamos após defoliar, o que se pode passar desde Maio a Agosto, depois torna-se tarde para defoliar.
PROPAGAÇÃO - Por Estaca ou enraizamento aéreo.                                    





Nenhum comentário:

Postar um comentário