SILAS ANSELMO ZANATTA

40 Anos
Policial Civil
Estudante de Psicologia
Apaixonado por Árvores


"Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas,
Mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".

Carl Gustav Jung

Pingo de Ouro

                                                                                          
Nome Científico: Duranta repens aurea
Nome Popular: Pingo-de-ouro, duranta, violeteira-dourada, violeteira
Família: Verbenaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O Bonsai: Estilo Ereto informal, exemplar com nove anos de idade, 30 centimetros de altura, e tronco sinuoso com formaçao da copa unica e triangular.


Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrário de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado à sua coloração exuberante foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso presta-se como bordadura, cerca viva, renque e ótimo para a formação de Bonsai
Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.